onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, dezembro 04, 2014

GOL DE PLACA EM MAIS UM DIA ILUMINADO...!!!

Aqui se inicia tudo. Não existe vaidade, não existe "o melhor", não existe limite para essa garotada! O mundo aqui é outro. A gratidão e o carinho vem com um simples sorriso. A recompensa que nos dá o prazer vem de um chute, de uma corrida, de um salto, de um drible, de uma defesa, enfim, de um GOL...


Utilizamos da didática aprendida na Universidade e aquela que aprendemos nas diversidades do dia a dia. Esses pequenos esportistas vêm numa luta constante para ultrapassar seus próprios limites e, fazem isso de uma forma tão simples e perfeita, com tamanha capacidade e probabilidade de acerto que jamais ousaríamos em mensurar. 

Aqui, não vou e não quero mostrar no que o futebol tem si tornado. Precisamos saber e aprender que o artista é a BOLA e os atletas coadjuvantes dessa maravilhosa história de amor. Aqui no GOL DE PLACA, não perdemos a essência da simplicidade, do ensinamento, da educação e disciplina. 

Crianças de 3, 4, 5 anos e assim por diante, nos trazem alegria, emoção, nos faz repensar diariamente no que somos e que nos tornamos, nos faz sorrir naquele momento difícil. Estar perto desses anjos, sentimos mais de perto a presença de Deus. Não existe vício, portanto, podemos moldá-las, conforme o que é certo. Sabem a importância disso? De prepará-las, modificá-las e transformá-las para serem aquilo que é certo? E o que é certo ou, o que é o errado?

Apenas precisamos ter a consciência da importância que temos na vida dessas jóias à serem lapidadas. Levo comigo uma teoria simples e digo sempre que posso..."Escola é feita para alfabetizar. A Educação vem de dentro de casa"... assim, podemos saber por onde começar e para onde ir.

Temos treinamentos diários. Fazemos com que essas crianças aprendam a correr, pular, chutar, deitar, rolar, fazer zigue-zague, driblar, defender, nos emocionar pela vitória e também chorar pela derrota... o futebol as preparam pelo sucesso da vida e também pelos fracassos que possam vir à acontecer...

Aqui, as crianças não aprendem apenas as especificidades do futebol mas também as especificidades da física, da matemática e da arquitetura... você deve estar pensando que estou pirando, certo? Nada disso meu caro. Não apenas o futebol mas todas as modalidades esportivas, ensinam à isso mas, como estamos falando do futebol, vamos dar exemplos por ele.


Quando entramos numa quadra ou num campo para treinar ou competir, logo observamos a quantidade numérica do adversário e sua distribuição dentro de campo ou quadra. Somos capazes de reduzir espaços e dentro deles, colocar o máximo ou mínimo possível de pessoas dentro ou fora por onde determinamos os limites. Quando corremos com a bola, driblamos, mudamos de direção, movimentamos sem a bola e praticamos os mais de 900 movimentos com ou sem bola que o futebol proporciona, esquadrejamos o campo ou quadra por completo, para definirmos o nosso ou o posicionamento de companheiros e adversários. Quando fazemos uma passe, seja curto, médio ou longo, temos que ter a precisão da força e do sentido que queremos tomar. Que seja por baixa altura, média ou alta que realizamos um passe, um cruzamento ou um chute ao gol. Precisamos analisar as distâncias para podermos fazer corretamente. Tudo isso, meus queridos, são calculados, somados, divididos, escalonados, multiplicamos e etc... em questão de segundos por nossa mente, a partir do momento em que você toma a decisão do que fazer. é num piscar de olhos que fazemos isso. Uns conseguem fazer com mais facilidade que outros mas, isso, não vai determinar o acerto e sim um raciocínio mais rápido. Por isso que precisamos dos treinamentos específicos e técnicos para desenvolver tanto o raciocínio quanto a precisão para o sucesso num momento de adversidade como, por exemplo, num jogo de competição.

Essa é a capacidade de uma criança! Devemos conduzi-las ao desenvolvimento saudável para a vida. Hoje, o desenvolvimento para todas as capacidades para que uma criança atinja seu ápice, é muito complexo teoricamente. Mas tudo o que se é feito na prática, sintetiza aquilo que lemos na teoria. Precisamos potencializar essa criança para o futuro e não apenas para o aprendizado dirigido apenas para esse ou aquele esporte.

Na verdade, meus professores são essas crianças maravilhosas... só temos à aprendê-las com todas elas. Aqui, todos os dias são iluminados... Obrigado por tudo, obrigado meu Senhor Jesus Cristo!




esquerda
direita